Os materiais ricos são parte fundamental de uma estratégia de Marketing de Conteúdo eficiente. E o motivo dessa importância se dá pelo fato desses conteúdos serem responsáveis pela maior parte dos leads gerados em campanhas de marketing digital.
Normalmente, o primeiro contato registrado com as pessoas interessadas no produto ou serviço oferecido pelas empresas na internet chega através dos materiais ricos.
Por isso, é essencial a criação de conteúdos educativos, que aprofundem o conhecimento a respeito do assunto a fim de agregar valor para o cliente e gerar autoridade para o negócio.
E-books, podcasts, webinars e infográficos são os exemplos mais comuns de materiais ricos utilizados como isca para geração/nutrição de leads. Geralmente ofertados através de Landing Pages, eles podem ser utilizados em todas as etapas do funil voltado para marketing e vendas.
Este funil consiste em um modelo que representa a jornada do cliente desde o primeiro contato com a sua empresa até o momento da compra. E é justamente por conseguir mapear todos esses pontos de contato existentes nessa relação que o funil de marketing e vendas, aliado a estratégia de materiais ricos, tem tamanha importância para a eficiência do Marketing de Conteúdo.
Conheça a seguir um pouco mais sobre os principais tipos de materiais ricos. Entenda também como eles podem ser utilizados pelo seu negócio a fim de conquistar novos clientes.
E-book
Considerada uma das táticas mais eficazes do Marketing de Conteúdo, o e-book é uma ótima alternativa para aqueles posts de blog extensos. Por envolver certo tempo de pesquisa e também conhecimento por parte do produtor de conteúdo, esse tipo de material consegue transmitir uma sensação de confiabilidade aos seus leitores.
Um dos principais benefícios do e-book diz respeito à facilidade de divulgação desses materiais, principalmente nas redes sociais.
Para divulgar, basta uma boa imagem atrelada a um título que desperte atenção e curiosidade para que as pessoas se sintam atraídas a baixarem. Consequentemente, estes acabam compartilhando esses conteúdos.
Além disso, o custo envolvido na produção é baixo quando comparado aos demais tipos de materiais ricos. Isso porque a infraestrutura exigida envolve, em geral, quatro etapas: pesquisa, escrita, diagramação e divulgação.
Ah! Mas se você não é o mestre do design, não se preocupe. Já existem disponíveis na internet templates voltadas para a diagramação de e-books.
Podcast
Inspirado nos programas de rádio e febre nos anos 90, o podcast é uma forma de oferta de conteúdo muito interessante. Isso se deve ao crescimento da mobilidade proporcionada principalmente pelos smartphones.
Para criar um bom podcast é preciso, primeiramente, delimitar o tema que será abordado e pensar no formato de como será o seu programa.
Geralmente, o tempo de duração de podcasts variam entre 10 e 20 minutos. Porém, se você atuar em algum segmento ligado ao entretenimento, esse tempo pode ir muito além.
Para a gravação, fique atento quanto a três pontos essenciais para uma boa condução do programa: roteiro, microfone e programas de gravação e edição.
Você precisa de um roteiro bem estruturado, que organize todas as suas ideias. Também é necessário um microfone de qualidade para que o áudio captado seja agradável e sem ruídos. Por fim, um programa que permita captar e editar o áudio gravado. Assim, o seu podcast tem tudo para ser um sucesso junto ao seu público-alvo.
Webinar
O webinar, caracterizado como um tipo de conferência online e utilizado normalmente na última etapa do funil de marketing e vendas, tem como principal ponto forte a sensação de proximidade entre os clientes em potencial e a empresa. Por ter um especialista como principal personagem, esse tipo de conteúdo rico consegue gerar confiabilidade junto ao público. Além disso, também torna a empresa uma referência perante o seu mercado de atuação.
Quanto melhor a produção, melhor a imagem que o seu negócio passará.
Por isso, a qualidade de vídeo e áudio são fatores importantes quando o assunto é a produção e gravação de um webinar.
Do ponto de vista do formato, é possível que esse tipo de conteúdo seja gravado ou ao vivo. Porém, a segunda opção é mais atrativa. Isso porque aproxima as pessoas do conteúdo, uma vez que é possível tirar dúvidas em tempo real junto ao apresentador.
Infográfico
Um formato de conteúdo muito didático e que consegue prender facilmente a atenção das pessoas, o infográfico combina dados interessantes e design a fim de cativar e oferecer informação relevante ao seu público-alvo.
É utilizado, normalmente, quando existem muitos dados numéricos ou ainda quando há alguma demanda que exija um passo a passo.
Esse é um dos materiais ricos que mais consegue facilitar a leitura por meio dos formatos visual e escrito.
Contudo, você pode estar pensando: “Eu não tenho muita habilidade com ferramentas de criação e edição de imagens, como vou conseguir criar um infográfico?” Não se preocupe! Já existem muitas ferramentas, online e gratuitas, disponíveis para te ajudar nessa missão.
Um universo de possibilidades
Existem muitas possibilidades dentro do universo dos materiais ricos. Essas que apresentamos aqui são as mais tradicionais, mas nada impede que você crie outros formatos de conteúdo.
Na verdade, tudo irá depender da estratégia de Marketing de Conteúdo que você deseja adotar para a sua empresa. Também depende do perfil do público-alvo característico do seu segmento de atuação.
Leia também: O que é Landing Page e por que ela é tão importante para o seu negócio?
Um comentário em: A importância dos materiais ricos para o Marketing de Conteúdo
muito bom o seu artigo
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